A picada dos mosquitos pode transmitir coronavírus?

[rank_math_breadcrumb]
A picada dos mosquitos pode transmitir coronavírus?

Apesar destas pragas transmitirem diversas outras doenças, pesquisas apontam que o Covid-19 não é uma delas

Mesmo que ainda faltem alguns meses para o verão, as ondas de calor que tem ocorrido no Rio Grande do Sul já tem trazido consigo o aumento da proliferação de pragas, entre elas, formigas, aranhas, baratas, pulgas, carrapatos e, é claro, os mosquitos.

O maior problema que temos com estas pragas é os riscos que elas oferecem à nossa saúde. E, com um fator agravante como o da pandemia, precisamos ter ainda mais cuidado, pois sabemos que os sistemas de saúde pública já estão sobrecarregados.

Quando falamos em mosquitos, sempre lembramos das doenças mais perigosas, tais como dengue, chikungunya e zika vírus, com as quais realmente temos que ter todo o cuidado. O problema, no que diz respeito ao SARS-COV-2 é que ele trouxe também uma porção de perguntas que os pesquisadores ainda tentam responder. O vírus é muito recente, e a quantidade de informações duvidosas na internet acabam por atrapalhar ainda mais as execução de medidas corretas de controle diante da situação da pandemia.

Uma das perguntas mais angustiantes é com relação às formas de transmissão do vírus, pois o que caracteriza uma pandemia é justamente o quão rápido a doença atinge o maior número de pessoas.

Por isso a pergunta é acompanhada de uma sensação de pânico: o vírus pode ser transmitido por mosquitos?

A dúvida assusta, pois sabemos que os mosquitos multiplicam-se com uma velocidade impressionante, ainda mais em condições de clima quente e úmido, como é o caso de países tropicais como o Brasil.

Mas felizmente as perspectivas para responder a este dúvida são positivas.

Pesquisadores acreditam que a transmissão de Covid-19 por mosquitos seja improvável

Finalmente uma boa notícia! O que se tem descoberto até o momento é que vírus respiratórios tais como o coronavírus e outros tipos de SARS dificilmente seriam transmitidos por mosquitos. De acordo como a OMS, este tipo de vírus – respiratório – é especialmente transmitido em três condições: pelo ar; pelo contato com pessoas contaminadas; ou pelo contato com objetos e superfícies contaminadas, o que elimina os mosquitos desta equação.

Foto: Pixnio

Para que o vírus fosse transmitido pelo mosquito, ele teria que sobreviver à sua digestão

O contágio por picada é muito improvável porque, para isso, o mosquito precisaria ingerir o agente infeccioso (vírus) e este precisaria não apenas sobreviver ao processo digestivo, mas também se multiplicar a ponto de atingir as glândulas salivares do mosquito, para então ser transmitido por picada.

Isso torna as possibilidades de transmissão muito pequenas. Ufa!

Mesmo não transmitindo Covid, mosquitos são perigosos

Com todas as atenções voltadas à pandemia, não podemos esquecer de outros problemas graves de saúde pública que os mosquitos podem causar. Como dissemos anteriormente, o aedes aegypti (uma espécie de mosquito) é responsável pela transmissão de doenças graves, como a dengue, a chikungunya e o zika vírus, enfermidades que podem levar a óbito se não forem tratadas.

As épocas mais quentes do ano são aquelas que requerem de nós os maiores cuidados, pois é quando estas pragas mais se reproduzem. E por isso compartilhamos algumas medidas simples que podem ser utilizadas para evitar as picadas:

  • Aplique repelente no corpo, especialmente nas regiões onde a pele ficará exposta;
  • Quando estiver ao ar livre, prefira utilizar blusas de manga comprida e calça, o que diminui o risco de picadas;
  • Instale telas nas janelas e aberturas para que os mosquitos não entrem nos ambientes, especialmente ao entardecer e à noite, quando estamos ‘indefesos’. Muitas pessoas são dormindo e só percebem no dia seguinte, quando encontra uma brotoeja no corpo.

Proteger-se da picada é importante, mas melhor ainda é impedir a reprodução do mosquito!

Todas as medidas sugeridas anteriormente são muito úteis, mas ainda assim, se houver uma infestação de mosquitos pode ser que você acabe sendo picado por alguns deles. É por isso que a melhor medida ainda é o controle populacional.

Agente de saúde pública inspecionando possíveis focos de dengue. (Foto: Agência Brasília | Flickr CC)

Evite a reprodução do mosquitos com alguns cuidados:

  • Remova objetos ao ar livre que possam estar acumulando água, como garrafas, pneus, pratos de plantas, entre outros. As fêmeas dos mosquitos depositam seus ovos em água parada!
  • Coloque areia até a borda dos pratos com plantas;
  • Vede bem sacos de lixo e tampe as lixeiras da rua;
  • Tampe a caixa d’água, piscinas em desuso e outros reservatórios que tiverem acúmulo de água.

Quando suspeitar de uma infestação de mosquitos, faça a desinsetização

Quando o cenário deixa de ser preventivo, precisamos atuar no controle de pragas, eliminando assim os mosquitos já existentes no ambiente. Para isso, recomendando o serviço de desinsetização.

Sempre contrate uma empresa especializada, pois a desinsetização ocorre com o uso de produtos químicos, que precisam ser aplicados por profissionais qualificados, na quantidade e locais certos, o que trará um resultado certeiro e eficaz na eliminação dos mosquitos.

A aplicação de substâncias tóxicas por amadores pode trazer grandes riscos à saúde.

Se perceber uma infestação em sua casa ou trabalho, não perca tempo. Ligue para a BR Control e colabore com a saúde de todos eliminando estas pragas perigosas do ambiente.

Desinsetização resolve o problema com os mosquitos, mas e o Covid?

Como vimos, eliminar mosquitos não reduz o risco de contágio com o coronavírus, mas para isso a BR Control oferece outra solução: a sanitização de ambientes.

No serviço de sanitização aplicamos produtos químicos comprovadamente qualificados e seguros em todo o ambiente (superfícies de mesas, pisos, paredes e pátios) onde possa haver a presença de microorganismos infecciosos.

Foto: BR Control

Os produtos aplicados reduzirão consideravelmente a presença destes agentes (não apenas o coronavírus, mas também outros vírus, fungos e bactérias) deixando assim o ambiente mais limpo e mais seguro, reduzindo assim as chances de contágio com o Covid-19.

Ligue para a BR Control e faça um orçamento conosco. Ao sanitizar o ambiente, você mostra um compromisso não apenas com a saúde de sua família e/ou funcionários, mas também reafirma sua preocupação com a saúde de sua cidade!

Logotipo BR Control