Com a chegada da primavera e verão, o aumento da temperatura beneficia a aparição das revoadas de aleluias ao entardecer
A temperatura mal começou a subir e já é comum vermos aqueles pequenos insetos com asas voando aos montes ao redor dos postes das ruas. Conhecidos como aleluias, eles nada mais são do que as cupins em suas fases reprodutoras!

Suas revoadas acontecem com um único objetivo: encontrarem uma nova casa para formarem uma colônia. Esperamos verdadeiramente que não seja a nossa!
Cupins são ótimos para a natureza, mas se tornam um sério problema em zonas urbanas
A presença de cupins na natureza é muito benéfica pois ajudam significativamente a manter a sanidade do solo, contribuindo para sua maciez, porosidade e riqueza em matéria orgânica. Apesar disso, trazem sérios problemas quando fazem seus lares em zonas urbanas, nas estruturas, telhados e solos das casas, dependendo da espécie presente.
O maior problema com os cupins é que os sinais de sua presença são difíceis de notar e muitas vezes quando os percebemos eles já destruíram sua mobília ou até comprometeram a estrutura da construção.
Estas são pragas que, apesar de não apresentarem risco à nossa saúde, podem trazer sérios prejuízos econômicos.
Uma infestação de cupins não resolvida pode trazer prejuízos econômicos irreversíveis
Não são poucas as situações em que precisamos nos desfazer de móveis ou até construções inteiras por causa dos cupins. Veja alguns dos danos causados por sua infestação:
- Casas e prédios podem ter parte de sua estrutura comprometida, exigindo reformas que podem ter custos exorbitantes;
- Móveis podem acabar tendo que serem substituídos se já estiverem muito danificados, além do perigo de contaminarem outras mobílias, pois os cupins existentes podem formar novas colônias;
- Pode haver perda de heranças que tem valor tanto financeiro quanto emocionais incalculáveis, além de perda de patrimônios históricos (objetos e edificações de diversos períodos da humanidade que, se perdidos, representam também uma grande perda cultural).
Além de danos econômicos, é fundamental pensar na segurança
Mesmo que os cupins não transmitam doenças aos seres humanos, eles podem trazer graves riscos à nossa saúde por comprometerem edificações, podendo causar desabamentos!

Este inclusive é um dos motivos pelos quais aconselhamos que, quando houver interesse na aquisição de um imóvel, se exija a realização de uma inspeção por parte do proprietário ou imobiliária, garantindo assim que você não esteja comprando uma estrutura condenada.
Estruturas comprometidas podem são somente desabar sobre nossas cabeças, mas também causar quedas, levando a fraturas, hematomas, e em casos mais graves, morte. Por isso é muito importante detectar os sinais de que uma casa pode estar infestada com cupins.
Saiba identificar a infestação de cupins
Como dissemos anteriormente, cupins não são tão fáceis assim de serem identificados, pois habitam nas estruturas internas das paredes (ou no solo, dependendo da espécie). Mas ainda assim há algumas dicas que podem nos ajudar a perceber a sua presença.
Veja a seguir.
- Presença de ‘farelos’ de madeira: este sinal indica a infestação de cupins de madeira seca, animais que fazem suas colônias em estruturas que contenham madeira, pois alimentam-se de celulose. Estes farelos na verdade são os excrementos dessas pragas, que normalmente são encontrados próximos às extremidades dos móveis.
- Presença de pequenos orifícios fechados na superfície das madeiras também identificam a presença de cupins.
- Presença de túneis terrosos praticamente imperceptíveis nas frestas dos edifícios podem ser um sinal de cupins subterrâneos.
- Peças e mobílias fragilizadas ou já deterioradas também podem indicar que foram usadas como habitação de uma colônia.
- Se houver túneis presentes em paredes, muros e tetos, isto pode ser um sinal de que há uma colônia de cupins arborícolas. Estes cupins também manifestam-se com frequência na natureza, onde podemos encontrar seus ninhos volumosos, conhecidos como cupinzais.

Prevenir para evitar danos é sempre a melhor opção
Se você já encontrou os sinais mencionados anteriormente, infelizmente é muito provável que já exista um volume considerável de cupins em sua residência. Porém, ainda assim é possível uma solução: a descupinização.
Independente da presença destes sinais, a descupinização é sempre a melhor saída, pois mesmo que não haja colônia, ela pode chegar a qualquer momento. Este serviço é muito eficiente no extermínio de cupins, mas também atua de maneira preventiva! Contratando o serviço de profissionais, você garante uma execução bem planejada do serviço, pois:
- Os profissionais farão uma análise do local para detectar qual a extensão da infestação e qual o tipo de cupim.
- A empresa utilizará produtos que são certificados pela ANVISA, o que garante sua segurança com relação não somente à eficácia, mas também à segurança dos moradores ou funcionários do local, prevenindo intoxicações químicas.
- Os profissionais utilizarão todos os EPIs necessários e darão todas as orientações corretas ao cliente sobre o preparo do ambiente para receber a descupinização e também orientações sobre o pós-serviço (tempo de afastamento do local, por exemplo).
- Uma empresa séria terá a autorização da Vigilância Sanitária para executar o serviço e fornecerá um certificado e uma garantia ao consumidor.
Antecipe o problema! Contrate a descupinização de maneira preventiva
Lembre-se que os cupins podem chegar e se instalar na sua casa de maneira muito rápida, podendo não haver tempo de recuperar a mobília ou ambiente danificado. Não deixe que os cupins tomem conta da sua casa. O serviço preventivo evitará grandes dores de cabeça!
Lembre-se: ao necessitar da descupinização, contrate uma empresa qualificada, que siga os critérios com segurança e integridade. Para se livrar dos cupins, contrate a BR Control.


