Morcegos em zonas urbanas: evite que estejam em sua casa

[rank_math_breadcrumb]

Saiba como e por que é importante afastar estes animais de sua residência

Os morcegos podem ser animais polêmicos. Algumas pessoas têm muito medo deles, muitas vezes por associá-los a vampiros sugadores de sangue; outras os defendem como parte de uma rica biosfera; e ainda outras nem tem certeza de que tipo de animais eles são. A verdade é que os morcegos são criaturas muito interessantes, mas que precisam estar no ambiente certo na natureza. E esse ambiente com certeza não é a nossa casa.

Essas criaturas são pequenos mamíferos e os únicos dessa classe que podem voar. Algumas espécies são encontradas em zonas urbanas e podem ser vistas principalmente à noite, por terem hábitos de caça noturnos.

Mas por que eles entram em nossas casas? Os motivos podem ser muitos: busca de alimento; busca de água; quando estão doentes ou debilitados; em busca de abrigo; ou até quando seus filhotes estão aprendendo a voar.

Apesar de a ciência já ter reconhecido mais de 1000 espécies de morcego, a maioria delas se alimenta de insetos ou frutas, tornando o nosso medo de sermos atacados por causa do nosso sangue um tanto irracional. Este não é o motivo (não o principal, pelo menos) pelo qual nós devemos nos prevenir de sua presença em nossos lares.

Entenda as duas principais razões dos perigos dos morcegos nas nossas casas:
1. Transmissão de doenças

Os morcegos, assim como cachorros e gatos não vacinados, podem transmitir raiva, infecção viral que é fatal quando não tratada. Quando estes animais se sentem ameaçados, eles podem nos morder ou nos arranhar para se defenderem, e aí surge o perigo da contaminação. Além disso, podem causar histoplasmose, uma infecção respiratória transmitida pelos fungos presentes nas suas fezes.

 

2. Higiene

Morcegos que vivem em zonas urbanas agrupam-se em sótãos, calhas, buracos de ar-condicionado, forros do telhado, porões, pisos falsos, paredes duplas, garagens, entre outros. Por isso, o acúmulo de fezes nestes locais é grande, deixando o ambiente insalubre, e, como dito anteriormente, causando doenças.

Pois é. Morcegos em casa são, de fato, pragas urbanas.

 

Mas e agora: como prevenir?

Morcego na calha

A principal forma de prevenção é fazer o fechamento dos locais de sua casa por onde eles podem entrar, como tubos, dutos de ar e chaminés. Telas, passarinheiras, e espuma expansiva são algumas das soluções usadas para expurgar estes animais, impedindo também seu retorno.

Uma dica muito importante é verificar se o local já não possui a presença do animal, pois, se a passagem for fechada antes de sua saída, ele provavelmente morrerá lá dentro, trazendo um transtorno ainda maior. Considerando que a época de reprodução deste mamífero é no verão, recomenda-se a execução do serviço nas estações mais amenas do ano.

A melhor forma de saber como executar o serviço é contratando uma empresa séria e de qualidade. Nunca utilize produtos químicos sem o devido conhecimento ou certificação, nem se aproxime destes animais, possíveis transmissores de doenças, sem o uso do equipamento adequado.

Contrate uma empresa séria e certificada para fazer o serviço. Chame a BR Control!

 

Leia também:

Morcegos em casa? Proteja-se!

 


 

Dedetização é assunto sério. Não coloque sua saúde em risco. Contrate empresa especializada. Ligue agora mesmo para a BR Control.

A BR CONTROL possui os mais avançados recursos no combate e controle das diferentes infestações de pragas urbanas, utilizando os mais modernos produtos e métodos de aplicação, adequando-se a cada caso e necessidades específicas.

Logotipo BR Control