Escorpiões amarelos: novo alerta para Porto Alegre e região

[rank_math_breadcrumb]

Vários casos foram reportados novamente na capital. Entenda porque este animal é tão perigoso e como evitá-lo

Novamente Porto Alegre está em alerta devido à infestação de um animal extremamente perigoso: o escorpião amarelo. Nos últimos 03 anos, foram registrados pelo menos 16 ataques deste aracnídeo na região, causando pânico nos porto-alegrenses, pois sua picada pode ser fatal, especialmente tratando-se de crianças ou idosos.

Assim, é preciso que tenhamos alguns cuidados para evitar que este animal apareça em nossas casas, além de saber como exterminá-lo sem correr riscos.

O perigo do escorpião amarelo está em sua picada. O veneno, entre outros sintomas, pode causar dor intensa, inchaço no local e alterações cardíacas e pulmonares, e, em casos mais graves, como nas crianças, a morte.

Caso seja picado, procure imediatamente atendimento médico. Apenas lave o local com água corrente e vá ao hospital mais próximo. Não tente controlar a dor em casa, nem se automedicar.

Encontrar um escorpião em plena luz do dia é um péssimo sinal, pois eles são animais de hábitos noturnos. Isso quer dizer que, se vemos algum deles durante o dia, é porque o número de indivíduos é muito alto.

 

Algumas curiosidades sobre o escorpião amarelo

 

  • O escorpião amarelo não precisa acasalar para se reproduzir. Sua reprodução ocorre através de partenogênese, existindo apenas fêmeas. Este fenômeno facilita sua dispersão, e assim a praga se prolifera com muita rapidez.
  • É a espécie mais venenosa da América do Sul. Apesar de seu pequeno tamanho, (mede até 7cm de comprimento), o veneno tem uma superpotência, pois é neurotóxico, e leva a vítima a um estado de hiperestesia, causando extrema sensibilidade ao menor toque em qualquer parte do corpo.
  • O inseto pratica canibalismo. A espécie é carnívora, alimentando-se de baratas e aranhas. Porém, se houver a necessidade, o escorpião pode tornar um indivíduo de sua própria espécie em sua presa. Além disso, sobrevive sem alimentação por um tempo prolongado.

 

Prevenção e extermínio dos escorpiões amarelos
  • Evite o acúmulo de lixo e entulhos. Os escorpiões gostam de lugares escuros e úmidos e tendem a se esconder entre escombros.
  • Verifique calçados e roupas antes de usá-los. Por serem animais pequenos, podem se esconder nestes locais e atacar ao tocarmos neles sem que percebamos.
  • Vede rachaduras e afaste os móveis das paredes. Esta espécie também gosta de se esconder em pequenas brechas e cantos.
  • Não use inseticidas nem tente capturá-lo sozinho! O uso de inseticidas, além de não ser eficiente, por deixar o animal extremamente agressivo, aumento o risco de um ataque.

 


 

A melhor forma para se combater este animal é contratando o serviço de uma empresa séria, que fará o diagnóstico da situação e usará o melhor método de extermínio de forma segura e eficaz.

Ainda indicamos a contratação do serviço de desinsetização com regularidade, pois assim eliminaremos suas fontes de alimentos (baratas e aranhas, por exemplo), o que reduz o risco de proliferação dos escorpiões no ambiente. Eles não serão atraídos para dentro da sua casa se não puderem se alimentar nela!

Caso haja suspeita de infestação em sua residência ou endereço comercial, ligue para a BR CONTROL.

 

Veja o que a BR CONTROL já publicou sobre o assunto
Logotipo BR Control