Fatos incríveis sobre ratos!

[rank_math_breadcrumb]
Conheça habilidades, comportamentos e características destes pequenos roedores

Desde pequenos, estamos acostumados a vê-los nos desenhos, escondendo-se em tocas nas cozinhas, fugindo de gatos e comendo queijo. Sim, os ratos fazem parte da nossa infância, ainda que apenas na televisão. Mas será que estes animaizinhos têm algo em comum com a praga real que habita nossas casas? Descubra agora!

 

 

 

 

Comilões

Apesar de pequenos, os ratos comem entre 15 e 20 vezes por dia. Toda essa fome justifica-se por terem o metabolismo acelerado, queimando assim muita energia de forma rápida, e precisando de mais calorias para se manterem aquecidos.

Também, em função das quantidades de refeições, procuram morar perto da fonte de comida, não distanciando mais do que 8 metros. Lembram da toca do Jerry na cozinha? Exatamente!

 

Belo, recatado e do lar

Sim, ratos são animais muito organizados e assemelham-se ao seres humanos no que diz respeito a separação de “cômodos” em suas “casas”.

Os roedores separam suas tocas por áreas, e cada uma delas é dedicada exclusivamente a um objetivo, como, por exemplo, para armazenar alimento, para urina e fezes e outra para descanso.

 

Super-poder: flexibilidade

Parece até mentira, mas algumas espécies de ratos conseguem fazer com que seus corpos sejam flexíveis ao extremo, podendo passar em um espaço de apenas 6mm!

Por isso podem estar presentes em tantos ambientes, e se faz necessária a vedação total de brechas, aberturas e fissuras em nossas casas.

 

Dentuços

Assim como nos coelhos, os dentes dos ratos nunca param de crescer. Por isso que os encontramos constantemente roendo alguma coisa, para poderem gastá-los. Além disso, os dentes são muito resistentes, e conseguem roer qualquer objeto que seja menos duro do que eles.

É por isso que se tornam perigosos em nossas casas, pois podem acabar roendo até fios elétricos, causando curtos e incêndios.

 

Friolentos

Assim como os seres humanos, esses roedores sentem muito frio no inverno. Os hábitos alimentares, corporais e sensoriais se ajustam ao tempo mais gelado, por isso vão comer muito, dormir bastante e procurar por lugares mais aquecidos.

 

Superpopulação

São mais de 1700 espécies de ratos espalhados pelo mundo e 125 delas são consideradas pragas. Além disso, calcula-se que existam 3 ratos por habitante no planeta. E para piorar, na região de Porto Alegre, a média sobe para 6 por morador!

 

Peste negra

Sim, os ratos negros foram os responsáveis pela propagação da peste negra, que dizimou a população na Europa no século XIV. Saiba mais sobre esta e outras doenças fatais causadas por pragas aqui.

 

Machistas?

Os ratos machos usam os dentes para segurarem as fêmeas na hora da cópula; além disso não levam mais do que 3 ou 4 segundos para terem uma ereção. Nada romântico!

 

Genética

Um dado impressionante: essas pragas possuem um código genético 95% idêntico ao nosso! É por isso que cientistas utilizam-os com frequência em testes medicinais.

 


 

Mesmo sendo animais tão interessantes, precisamos evitar que eles estejam em nossas casas, já que transmitem doenças, contaminam nossos alimentos e roem nossos móveis. Esteja atento aos sinais de infestação e contate a BR Control para fazer a desratização de forma segura e eficiente.

 

Veja outros textos que a BR Control produziu sobre o assunto
Logotipo BR Control