Uma menina de 4 anos morreu após ser picada por um escorpião em Araçatuba- SP. O ataque ocorreu no último sábado, dia 16, na escada de uma igreja da cidade. Assim que a criança apresentou os sintomas – como vermelhidão na mão e tontura – foi levada ao pronto socorro, mas mesmo após passar por procedimentos clínicos não resistiu. A causa da morte foi confirmada pela Secretaria de Saúde local, e entra para uma lista crescente de incidentes fatais envolvendo escorpiões na região.
Em agosto uma criança de dois anos também morreu em uma creche em Araçatuba, interior de São Paulo, pelo que pode ter sido uma picada do aracnídeo. Samuel de França Souza estava no pátio da Escola Municipal de Educação Básica Maria Helena de Freitas Carli quando apresentou os primeiros sintomas da picada. Ele teve alergias, náuses e vômitos, seguidos de um desmaio. O menino foi levado às pressas ao pronto-socorro do bairro Santana e depois transferido para a Santa Casa da cidade, mas não resistiu. Mesmo recebendo soro específico contra picadas de escorpião e aranha, Samuel faleceu após 11 horas do incidente na escola.
No dia 11 do mês passado, Cauã Ferreira Santos de 8 anos foi a óbito após ataque em Americana – SP. Também em agosto, Govane Trevelin, de 9 anos, foi picado em Piracicaba – SP. A cidade paulista já teve 552 registros de incidentes com escorpiões desde janeiro.
O Rio Grande do Sul também registrou casos de aparição de escorpiões nos últimos meses: a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre pede que a população fique alerta. Escorpiões amarelos já foram encontrados em uma residência no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste da capital gaúcha. É importante lembrar dos cuidados e da prevenção contra estes animais. Siga nossas dicas:
-Sempre revise roupas e calçados antes de usar: os animais podem estar escondidos nos seus pertences.
-Mantenha a casa bem limpa, sem resíduos de alimentos, manchas de gorduras, e embalagens abertas.
-Afaste camas e sofás para evitar que eles se escondam em pequenas frestas nestes cômodos.
– Procure não utilizar lençóis e cobertas que arrastem no chão, para que os animais não escalem até a cama.
– Tampe qualquer tipo de fresta ou buraco em casa, nas paredes ou em móveis. Use também telas de proteção onde puder: janelas, ralos, pias e etc.
Em caso de suspeitas ou incidência de escorpiões, procure ajuda especializada no assunto. A BR Control oferece serviços de controle de pragas urbanas para as regiões do Vale dos Sinos: Canoas, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul; Grande Porto Alegre, Vale do Paranhana, Litoral e Serra.
Entre em contato conosco:
(51) 3568-4444
(51) 98512-1269 | Whatsapp
contato@brcontrol.com.br
Dedetização é assunto sério. Não coloque sua saúde em risco. Contrate empresa especializada. Ligue agora mesmo para a BR Control

