Infestação de pulgas: proteja seus animais e sua casa

[rank_math_breadcrumb]

Conheça dicas de prevenção e eliminação desta praga, para evitar uma infestação de pulgas

A maioria das pessoas ama cães e gatos. Ter animais de estimação é maravilhoso, pois são ótimas companhias, que trazem diversão para a família e ensinam crianças a terem mais responsabilidade e disciplina. Porém, infelizmente, também há uma consequência negativa: a possibilidade da presença pulgas dentro da nossa casa.

Basta começar o verão, com altas temperaturas e aumento da umidade, que nossos bichinhos já começam a se coçar. Essas condições tropicais são ideais para a reprodução da pulgas. Se no inverno elas levavam cerca 140 dias para completarem seu ciclo de vida, no verão esse tempo cai para apenas 10 dias!

E não é só isso: apenas uma pulga já pode gerar até 200 novas pulgas durante sua vida. Isso mostra que uma infestação pode acontecer de forma muito rápida e em escala desastrosa.

O problema é que a infestação desta praga não é incômoda apenas para nossos animais; ela pode afetar toda nossa família, pois as pulgas também picam seres humanos.

Em Rio Grande (RS), por exemplo, uma escola precisou ser dedetizada devido a um surto de pulgas. As aulas foram suspendidas para realizar a aplicação dos produtos e não colocar a saúde dos alunos em risco. Veja o vídeo da notícia aqui.

 

Por que se preocupar com as pulgas?

Muita gente pensa que é normal a convivência entre pulgas e animais, e que, apesar de trazerem um desconforto para o pet, não representam alguma ameaça. Mas na verdade, uma infestação de pulgas pode trazer sérios riscos à saúde do animal, pois, como estas pragas se alimentam de sangue, podem deixar seu bichinho anêmico, e, em casos graves, levar à morte!

Uma infestação de pulgas pode trazer sérios riscos à saúde do animal (Foto: Píxabay)

Além disso, as pulgas são transmissoras de doenças (tanto para os pets quando para nós), pois atuam como vetores de microorganismos infecciosos. Alguns dos exemplos mais comuns de doenças são o tifo endêmico ou murino, mas também verminoses e dermatites alérgicas.

Lembre-se: pulgas também são encontradas em animais como ratos, e até em pombas, o que piora os riscos, já que estes transmitem ainda outras doenças. Por isso, faça o controle regular de todas as pragas na sua casa.

 

Cuidar apenas do meu pet resolve o problema?

Infelizmente não! É importante saber que tratar apenas seu pet não basta! A aplicação de medicamentos, uso de coleiras anti-pulgas e outros produtos no animal não acabará com a infestação, pois apenas 5% da população das pulgas está no animal. Os outros 95% estão no ambiente! E por isso precisamos também saber como dedetizá-lo de forma segura.

Veja no quadro a seguir como funciona o ciclo de vida das pulgas, para entender porque a presença delas não é apenas no animal.

Apenas 5% da população das pulgas está no animal. Os outros 95% estão no ambiente

O ciclo de vida das pulgas mostra que apenas em um estágio de sua vida é que ela permanece no hospedeiro (fase adulta).

Os ovos e larvas podem ficam alojados em frestas do piso, cerdas de tapetes e carpetes, além das camas dos animais. E mais, as pupas (fase anterior a adulta), são capazes de sobreviver por até 6 meses no ambiente! Por isso seu controle e higienização é fundamental.

 

Dicas práticas para prevenir pulgas

Há dois pontos que necessitam da nossa atenção para evitar infestações de pulgas: nossos animais e nossa casa. Veja abaixo algumas dicas para cada um deles:

Cuidados com os animais

  • Mantenha sempre a aplicação das vacinas e uso de vermífugos em dia, para que o sistema imunológico do seu pet esteja fortalecido. Assim, caso ele seja infectado por pulgas, sua resposta à uma possível doença será mais positiva.
  • Leve seu pet ao veterinário periodicamente e aplique os produtos recomendados por ele, no que diz respeito ao combate de pulgas. Coleiras anti-pulgas também são uma boa dica.
  • Evite levar seu pet em ambientes onde há muitos animais de rua, pois estes podem ser hospedeiros de pulgas e outras pragas.
Animais de rua podem ser hospedeiros de pulgas e outras pragas. Foto: Pingz Man | Flickr CC
  • banhos regulares, água e ração de qualidade, para manter seu pet saudável.

 

Cuidados com o ambiente

  • Higienize sua casa com frequentemente, especialmente os locais onde seu pet transita. A atenção deve ser redobrada em frestas, rodapés e rejuntes, onde podem haver ovos e larvas alojados.
  • O uso do aspirador de pó em tapetes e sofás, além da cama do seu pet, é uma ótima dica, pois sugará os ovos com facilidade.
  • Mantenha o ambiente externo limpo: apare jardins e gramados com regularidade e lave as calçadas. Isso evita esconderijos para os ovos.
  • Também recomendamos que seu pátio seja cercado, para evitar que cães e gatos de rua entrem na sua casa, e tragam com eles pulgas e outras pragas.
 
E se já houver a infestação de pulgas na minha casa?

Neste caso, indicamos a contratação de uma empresa especializada no controle de pragas, pois aplicar venenos de maneira amadora pode ser muito perigoso, não só para o seu pet, mas para toda a família.

Os profissionais da empresa são capacitados e certificados para fazerem a escolha do melhor produto e a aplicação de maneira correta, eliminando todas as pulgas com rapidez e segurança.

Contrate a BR Control, acabe com as pulgas de uma vez e brinque com seu pet à vontade!

Leia também

Desinsetização

Logotipo BR Control