Conheça o Aedes Aegypti, o mosquito da Dengue, e saiba como se livrar dele
A presença dos mosquitos em qualquer ambiente já é por si só bem irritante. Ouvir aquele barulho agudo do voo já é bem ruim, e piora quando eles resolvem nos picar. Mas a natureza incomodativa deste animal não é a pior coisa com a qual temos que nos preocupar.
Nos últimos anos há uma espécie de mosquito que vem se multiplicando em todo o país: o Aedes Aegypti. O inseto tem o ápice de sua reprodução nos períodos mais quentes do ano, e fatores como o aquecimento global tem contribuído para que sua presença aumente cada vez mais.
Além disso, pesquisadores e biólogos constataram que, nos últimos anos, a praga não precisa mais de grandes quantidades de água para depositar seus ovos. Basta apenas a quantidade de uma tampinha de garrafa com água! E a água, que antes precisava ser limpa, agora também não é mais um requisito. A fêmea também deposita ovos em águas sujas. A praga também alargou o seu perímetro de voo, o que ajuda a ampliar sua presença em mais regiões.
O ciclo de vida do mosquito e algumas curiosidades

– O acasalamento normalmente ocorre nas imediações ou dentro das habitações do mosquito, alguns dias após atingir a fase adulta.
– Para garantir o desenvolvimento dos ovos, a fêmea alimenta-se de sangue. É nesta fase que ela pode transmitir doenças virais.
– As fêmeas depositam os ovos no ambiente cerca de 3 dias após a ingestão de sangue. Elas procuram locais onde haja água e desovam bem próximo à superfície dela. O mosquito desova em vários locais diferentes, para assim preservar sua espécie.
– Há grande possibilidade dos ovos de fêmeas infectadas já nascerem com o vírus.
– Os ovos podem resistir até 450 dias sem água, o que se torna uma grande vantagem para a espécie se perpetuar.
– Ao entrar em contato com a água o ovo se torna ativo e passará ao próximo estágio, a larva e, logo em seguida na pupa.
– Depois de sair da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir.
– O tempo total do ciclo (de ovo à fase adulta) é de aproximadamente 10 dias.
– A fêmea do mosquito vive de 30 a 45 dias, tempo suficiente para infectar mais de 300 pessoas, e colocar mais de 400 ovos.
Por que me preocupar com a presença do Aedes Aegypti?
A presença do mosquito deve ter nossa atenção, pois esta praga pode transmitir por sua picada três doenças graves: a Dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya. As três infecções causam sintomas parecidos, e, se os doentes não forem tratados, podem chegar a falecer.
A Agência Fiocruz de Notícias elaborou um quadro com os sintomas das três doenças. Veja abaixo:

Como combater a reprodução do mosquito?
Algumas medidas simples podem ser tomadas para que o inseto não encontre facilidade na sua reprodução. Veja a seguir:
– Manter a caixa d’água limpa e bem vedada.
– Varrer áreas externas, eliminando acúmulo de lixo.
– Eliminar locais com água parada, tais como pneus, pratos de plantas, toneis, baldes, entre outros.
– Colocar o lixo em sacos, amarrar e levar à calçada no dia da coleta.
– Não jogar lixo na rua.
Estas são apenas algumas medidas preventivas. Para eliminar completamente o Aedes Aegypti de sua casa e evitar o seu retorno, recomendamos a contratação do serviço de dedetização. Faça um orçamento com a BR Control e livre-se dos mosquitos!
Veja o que mais a BR Control publicou sobre o assunto
– Zika Vírus e os cuidados essenciais para sua prevenção

