Pombas são transmissoras de doenças. Saiba se proteger!

[rank_math_breadcrumb]

Os pombos já se tornaram praticamente nossos vizinhos.  Estão por toda parte, em centros urbanos, praças, parques e outras aglomerações de pessoas. Mas estar acostumados com a sua presença não significa que não seja preciso tomar cuidados, afinal de contas, trata-se de uma praga urbana. O grande volume se dá pelo fato da sua reprodução rápida: durante o ano, eles podem gerar até doze filhotes. A primavera e o verão são os períodos onde esta reprodução é ainda maior.

Elas costumam viver próximas de lixo, entulho e poluição, pois são nestes lugares eles encontram alimentação e abrigo de que precisam.  No ambiente doméstico, é possível que eles se escondam em locais de difícil acesso e escuros como sótão e porão ou mesmo no quintal ou garagem. Por isso, é importante controlar os espaços e manter tudo com máxima higiene. Deixar a casa livre de entulhos, manter todos os espaços limpos e fechar bem o lixo são alguns cuidados básicos fundamentais para evitar estas e outras pragas em casa.

O perigo maior está nas fezes, que causam a proliferação de bactérias. É preciso evitar seu contato ao máximo, o que é difícil pela grande quantidade nas ruas. As pombas são transmissoras de diversas doenças que podem afetar os seres humanos – ao todo, são conhecidas 57 patologias causadas por elas. Entre as doenças que transmitem estão: Psitacose, Salmonelose, Histoplasmose, Criptococose, Toxoplasmose, Psitacose, Chamydiae psittaci, entre outras. Além disso, as fezes das pombas também poluem o ambiente, danificam estruturas da cidade, pinturas, sujam calçadas e etc.

Outra preocupação acerca destas pragas, é que locais com grande aglomerado de pombas costumam atrair ratos – também perigosos para a saúde e bem estar da comunidade. Além de tudo, a poluição visual e sonora é grande. Seu barulho acaba causando desconforto quando existe aglomeração grande.

Tanto estes animais, como outros semelhantes (ratos, morcegos, por exemplo) devem ser controlados nas grandes cidades por conta dos riscos que oferecem.  O recomendado é que se resista à uma tradição comum nos grandes centros e praças, e não se distribua comida à eles. Isso por que este hábito só atrai ainda mais estes animais para perto.

Não é recomendado que se elimine estes animais por conta própria, nem mesmo que se mantenha contato próximo deles, já que podem estar contaminados. O ideal é que seja contratada uma empresa especializada no controle de pragas.

A BR Control é uma empresa especializada em controle de pragas urbanas e atende regiões do Vale dos Sinos, Canoas, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul; Grande Porto Alegre, Vale do Paranhana, Litoral e Serra.

Entre em contato conosco: (51) 3568-4444 | (51) 98512-1269 | contato@brcontrol.com.br

www.brcontrol.net

Dedetização é assunto sério. Não coloque sua saúde em risco. Contrate empresa especializada. Ligue agora mesmo para a BR Control

 

 

 

 

Logotipo BR Control